Em março, a Receita Federal do Brasil trouxe novidades no que diz respeito ao atendimento por meio eletrônico ao contribuinte com a disponibilização de duas novas ferramentas de atendimento via e-Cac que são: Dossiê Digital de Atendimento a Distância e Chat RFB.
Por essas ferramentas, serviços como Certidão Negativa de Débitos de Pessoa Jurídica – CND PJ – e Regularização de débitos de Pessoa Física poderão ser obtidos por meio eletrônico, sem a necessidade de agendamento prévio ou deslocamento para uma unidade de atendimento.
Na fase inicial de implementação, pelo Chat RFB serão prestados os serviços de Regularização de débitos de Pessoa Física e Conversão de processo eletrônico em digital.
E através do portal e-CAC, com o lançamento da ferramenta Dossiê Digital de Atendimento (DDA) a Distância, o serviço de Certidão Negativa de Débitos, que já está disponível, passa a ser prestado a Pessoas Jurídicas de forma eletrônica.
Todas essas facilidades fazem parte do projeto da Receita Federal chamado “Novos Paradigmas no Atendimento da Receita Federal”. Demais serviços que serão prestados por meio eletrônico serão ampliados de uma maneira gradativa pela Receita nos próximos meses.
Tais ferramentas são vistas com bons olhos na medida que a Receita Federal oferece aos contribuintes formas mais eficientes e céleres de resolução de demandas corriqueiras, através da tecnologia que permitem maior interação, agilidade e comodidade para com o contribuinte.