O primeiro passo para entender a real importância de fazer o cálculo do índice de endividamento de uma empresa é assimilar o que é, de fato, um endividamento, bem como quais são as principais razões pelas quais ele ocorre.
Sua empresa pode contrair dívidas por diversas razões — sendo o resultado operacional negativo (receita – despesas) o pior cenário possível.
Neste tipo de situação, as dívidas são contraídas para pagar as despesas, acarretando em uma verdadeira “bola de neve”.
Caso sua empresa tenha dívidas a longo prazo, o empreendimento está exposto ao risco de não conseguir cobrir outros tipos de cobranças, como pagamento de parcelas.
O maior problema envolvido nessa equação não é o aumento crescente das dívidas propriamente dito, mas a falta de compensação econômica.
Quando sua empresa trabalha para pagar suas despesas, deixa de lucrar, comprometendo seu patrimônio.
Para que você não corra riscos na sua empresa, elaboramos um artigo destacando a importância do cálculo de índice de endividamento e como ele deve ser realizado.
Ficou curioso? Então continue acompanhando!
Como funciona o índice de endividamento?
Com o objetivo de ampliar o capital de giro de um empreendimento, é comum a realização de empréstimos junto a terceiros, que geralmente são instituições financeiras.
Tal prática é feita com a finalidade de aumentar os fundos que serão aplicados nos ativos da empresa.
Ao optar por capitais de terceiros para administrar suas despesas, o gestor responsável deve garantir que sua empresa tenha lucros maiores do que os empréstimos feitos, fazendo com que seu negócio não fique dependente apenas dos recursos dos empréstimos.
Para assegurar os bons resultados, é comum a utilização do índice de endividamento, que nada mais é do que o monitoramento da evolução do endividamento da empresa ao longo de determinadas etapas.
O índice de endividamento é responsável por revelar as dívidas que são geradas para que seu negócio seja conduzido.
Caso a sua empresa utilize déficits sucessivos para cobrir outras dívidas, há um alto risco de falência pela falta de obtenção de lucros. Por isso a avaliação do índice de endividamento é fundamental.
Como calcular o índice de endividamento?
O cálculo do índice de endividamento é obtido por meio da divisão total de valores passivos pelo total de ativos, em seguida multiplica-se por 100 para que um índice percentual seja obtido.
- Valores Passivos: também pode ser chamado de despesas. Exemplos: contas a pagar;
- Valores Ativos: valores do ativo circulante. Exemplos: saldos disponíveis no banco e em caixa, valores a receber e os estoques.
Os valores revelados por meio dessa equação podem definir o futuro do seu negócio, para esse tipo de processo é imprescindível que sua equipe tenha um contador de confiança para auxiliá-lo e orientá-lo.
Quais cuidados devo tomar?
Para uma avaliação correta do índice de endividamento de sua empresa, é imprescindível que o gestor responsável faça avaliações periódicas, sejam mensais, trimestrais ou anuais.
Quanto maior o tempo, mais fácil será para o gestor acompanhar a evolução dos valores de sua empresa.
Além disso, quanto maior for o índice encontrado, maiores são os riscos para sua empresa. Um parâmetro geral estabelecido é: um índice superior a 70% demonstra grande dependência de recursos de terceiros podendo resultar em gastos fora do orçamento e margens de lucros insuficientes para que seu empreendimento continue exercendo suas atividades.
Para uma melhor compreensão do índice de despesas é importante que algumas comparações sejam feitas, apenas com o estudo do determinado setor em que seu empreendimento está inserido.
O índice de endividamento da empresa é uma ferramenta importantíssima e, agora, você já sabe como fazer o cálculo e manter seu negócio sempre fora do vermelho.
Para garantir o acesso a mais conteúdos como este, assine a nossa newlsetter.
No habia visitado tu blog por un tiempo, porque me pareció que era denso, pero los últimos posts son de buena calidad, así que supongo que voy a añadirte a mi lista de blogs cotidiana. Te lo mereces amigo. 🙂
Saludos
Interesante articulo . Aprendo algo con cada blog todos los días. Siempre es estimulante poder devorar el contenido de otros bloggers. Osaría usar algo de tu post en mi blog, naturalmente pondré un enlace , si no te importa. Gracias por compartir.