O Brasil é, sabidamente, um dos países com a carga tributária mais elevada do mundo, estando no mesmo patamar das nações mais ricas e estruturadas do mundo, como Inglaterra e Alemanha.
A grande diferença encontra-se em como os recursos são utilizados. Enquanto esses países gozam de eficiência e alta produtividade, os empreendedores aqui sofrem com a burocracia e veem o alto custo dos tributos impactar diretamente os seus resultados.
Contudo, é possível diminuir a carga tributária se as estratégias certas forem adotadas. Quer saber quais são elas? Continue a leitura e confira 4 dicas práticas!
1. Analise o tipo de produto e a sua localização
O tipo de produto que a empresa comercializa e a sua composição são fatores que impactam diretamente na carga tributária de cada empresa. Por isso, cada etapa de produção e consumo deve ser estudada com cautela.
A localização da sua planta e dos fornecedores também são fatores que influem no montante da carga tributária, razão pela qual contar com uma localização estratégica é fundamental para reduzir os custos do seu negócio e a complexidade dos processos, gerando produtividade.
A sua localização também pode garantir incentivos fiscais (política adotada por alguns municípios e estados para atrair investimentos) que podem ser úteis para o seu negócio. Mas, antes de tomar a decisão, analise os impactos tributários da matéria-prima, dos custos logísticos e de eventuais benefícios que possam ser concedidos.
2. Selecione a melhor estrutura interna
Infelizmente, em virtude da complexidade do sistema tributário, é comum que empresários paguem tributos em duplicidade ou a maior, fato este que traz impactos diretos no resultado da empresa.
Para evitar esse problema, você precisa contar com uma equipe de qualidade e um sistema de apoio tecnológico e pessoal para evitar que estes custos recaiam sobre sua operação. Dessa forma conseguirá se livrar de saldos de crédito vultosos gerados pela aplicação indiscriminada e concomitante dos sistemas de recolhimento.
3. Contrate uma empresa especializada na área
O sistema tributário também traz consigo muitos benefícios, os quais a maioria dos empresários não estão cientes e acabam perdendo excelentes oportunidades.
Por isso, contar com uma equipe de consultoria especializada é fundamental. Além de orientar os caminhos a seguir, essa equipe especializada poderá fornecer o suporte necessário que garantirá melhoria nos processos e controles. O resultado? Redução de custos e segurança jurídica no cumprimento das obrigações, evitando multas.
4. Terceirize para reduzir a carga tributária
A terceirização permite benefícios que vão desde economia de impostos, até ganhos operacionais, pois o empreendedor poderá focar no que é mais importante, gerando novos negócios e melhorando o nível de serviço.
Outra vantagem é a redução dos encargos trabalhistas. O nosso país é campeão em causas trabalhistas e terceirizar diminui esse risco — especialmente com as novas regras, que regulamentam a terceirização.
Além disso, a terceirização ainda permite deduzir gastos com PIS e Cofins se a empresa for optante do Lucro Real. Verifique com a sua equipe jurídica se essa é uma boa opção para o seu negócio.
Carga tributária é algo que assusta, em virtude da burocracia e alta complexidade. No entanto, se você deseja reduzir custos, melhorar os processos e garantir segurança jurídica, siga estas dicas e realize um planejamento tributário eficiente.
Agora que você já sabe como reduzir a carga tributária do seu negócio, que tal ajudar outras pessoas? Compartilhe estas dicas nas suas redes sociais.