A pior crise econômica já enfrentada pelo país. É assim que tem sido noticiada a situação atual do Brasil pelos veículos de comunicação.
O motivo é muito simples. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação atingiu o patamar de 6,29%, a taxa de desemprego subiu para 12%, o PIB (Produto Interno Bruto) retraiu em 3,6% e a dívida pública ficou acima da casa dos 3 trilhões.
Como efeito disso, praticamente todos os setores da economia brasileira enfrentaram uma retração: a indústria em 6,6%, o varejo em 6,2% e a safra em 12,2%.
Definitivamente, não foi um bom momento para os empreendedores do país e certamente muitas empresas tiveram que fechar as portas por conta do da recessão.
Algumas delas, no entanto, ainda resistem e procuram se recuperar e é justamente sobre elas que vamos falar hoje.
O Turnaround Management definitivamente é a melhor alternativa para quem deseja se manter resiliente no mercado.
É uma forma de garantir a sobrevivência do seu negócio e, o que é mais importante ainda, fazer com que a empresa retome os trilhos do crescimento mesmo na crise.
É justamente por isso que vamos mostrar, no post de hoje, como esse tipo de solução pode te ajudar.
Confira logo a seguir!
Afinal, o que é Turnaround Management?
A expressão em inglês se popularizou no mundo dos negócios e, no Brasil, podemos entender como sinônimo de recuperação de empresas.
A ideia é redefinirmos completamente o rumo da organização para restabelecer o seu valor de mercado e, dessa forma, colocá-la novamente no sentido do crescimento.
Uma das características do Turnaround Management é esse senso de urgência, ou seja, a percepção de que a sua empresa precisa mudar rapidamente caso contrário poderá enfrentar consequências graves – como o próprio encerramento das atividades.
É justamente por isso que, quanto mais cedo uma empresa resolve apostar nessa virada, maiores serão as chances de sucesso.
O Brasil vive um contexto muito favorável para o Turnaround Management, afinal, muitas empresas desejam se resguardar para passar pela crise econômica da melhor forma possível.
Quando é o momento certo?
Como vimos, um ponto importante para o sucesso de uma ação de Turnaround Management é a percepção de que a empresa precisa de uma mudança drástica o quanto antes. O difícil é identificar o momento certo. É justamente por isso que resolvemos ajudar, trazendo alguns dos principais sintomas de que a sua organização precisa dar essa guinada. Confira!
1. Falta de controle dos indicadores de desempenho
Um grande sinal de que a sua empresa está enfrentando problemas é a dificuldade em gerir os indicadores de desempenho do negócio.
Em alguns casos, falta, para o gestor de negócios, as ferramentas necessárias para fazer um efetivo controle desses indicadores.
Em outros, a gestão sequer trabalha com métricas ou acompanha as erradas.
2. Gestão financeira deficitária
É evidente que, se a gestão financeira da empresa não vai bem, então o sinal de alerta está mais do que dado para reverter a situação.
São muitos os problemas financeiros que podem atormentar uma empresa.
Como exemplo, temos as dívidas, a dificuldade de custear a estrutura do negócio, investimentos financeiros equivocados, problemas com o cumprimento de obrigações tributárias, entre muitos outros.
3. Dificuldade de manter a escalabilidade
Outro problema que também deve ser resolvido pelo Turnaround Management está ligado a escalabilidade do negócio.
Muitos empresários investem pesado no crescimento, no entanto, não conseguem manter a estrutura para que ele ocorra de maneira sustentável.
O resultado é a perda de qualidade no atendimento, a dificuldade de atender demandas e, em alguns casos, o aumento dos custos do negócio de maneira desproporcional.
4. Recessão econômica
Por fim, a própria recessão econômica, por si só, já representa uma oportunidade para investirmos no Turnaround Management.
Afinal, o cenário é imprevisível e, portanto, o olhar de especialistas pode ajudar a sua empresa a se manter resiliente nesse quadro.
A recessão é um motivo ainda maior para empresas que já enfrentavam problemas antes dela.
Como implementar?
A implementação do Turnaround Management requer uma análise fria da organização, para que possamos enxergar o futuro para ela.
Alguns passos são importantes para darmos o ponta pé inicial para as mudanças, vamos conferir?
1. Análise das operações da empresa
Claro que o primeiro passo é uma avaliação de todos os processos internos da empresa.
Assim podemos identificar gargalos de produção para consertá-los e garantir a eficiência do negócio no longo prazo.
Além disso, é com a avaliação dos processos que podemos fazer toda reengenharia da empresa.
2. Redefinição de estratégia
Depois de avaliarmos todos os processos internos podemos começar a redefinir a estratégia do negócio.
Nesse momento, repensaremos tudo o que é feito pela empresa: a forma como as atividades são realizadas até os produtos e serviços que são oferecidos.
Como vimos, a ideia é reestruturar a empresa e, muitas vezes, isso significa realizar mudanças radicais.
3. Comunicação interna e externa
Outro passo importante é a releitura da comunicação interna e externa do negócio, afinal, comunicação é o mesmo que conhecimento e transmissão de dados.
Precisamos compreender como ela funciona para que, possamos adotar um modelo mais limpo, que diminua ruídos de comunicação e preserve o que há de melhor do negócio.
A importância de um Turnaround Manager
Claro que o gestor pode, sozinho, realizar todo o processos de reestruturação, mas será essa a melhor opção?
Evidentemente, não. Isso acontece porque o gestor já está viciado na sua forma de atuar e, portanto, não é capaz de avaliar a sua empresa de forma fria.
Além disso, na maioria dos casos falta ao gestor uma visão global do mercado.
O Turnaround Manager é capaz de observar a sua empresa com a frieza necessária, tomando as decisões necessárias para que o negócio volte para os trilhos do crescimento.
Além disso, ele já possui ampla experiência em empresas do mesmo segmento que o seu e, portanto, pode ajudá-lo a adotar as melhores práticas que existem no mercado.
Gostou do nosso post sobre Turnaround Management? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe-a nos comentários para que possamos esclarecer!