A carga tributária brasileira está entre as mais pesadas e complexas do mundo.
E esse é um fator que causa muita tensão no dia a dia dos empresários.
Além de impostos federais, estaduais e municipais, atualmente uma empresa tem que cumprir mais de 150 obrigações burocráticas para viabilizar o pagamento e a fiscalização dos tributos.
São inúmeras regras, que acabam tomando um tempo precioso no qual poderia ser dedicado a gestão do seu negócio.
Nesse cenário, a consultoria tributária é uma excelente forma de trazer segurança aos empreendimentos quanto à quitação de tributos, como também na realização das obrigações acessórias.
Pensando nisso, elaboramos um post sobre algumas situações em que a melhor estratégia é manter os serviços de consultoria tributária em sua empresa.
Confira as vantagens a seguir.
Reduza os custos da sua empresa
Boa parte dos empreendedores, especialmente quando está se iniciando pequenas e médias empresas, podem pensar que investir em consultoria tributária seja uma despesa a ser cortada do seu orçamento.
Mas, ao contrário do que se imagina, não dispor de um profissional qualificado ou um setor encarregado das obrigações tributárias pode trazer muito mais prejuízos.
Ter uma assessoria tributária implica em monitorar os procedimentos internos e externos do seu empreendimento, no que diz respeito aos tributos, permitindo que se reduza os custos por meio de gerenciamento da empresa de maneira mais eficaz, da gestão de pessoal, da otimização de suas operações, além de auxiliar no gerenciamento do seu fluxo de caixa.
Previna e gerencie crises financeiras com consultoria tributária
A má gestão das obrigações fiscais pode acarretar penalidades que se traduzem em perca de dinheiro pela empresa.
Neste sentido, um consultor tributário é uma aquisição fundamental para qualquer empresário.
Isso porque, além do profundo conhecimento da legislação e suas consequências, esse profissional elabora relatórios detalhados sobre as possibilidades fiscais para o seu negócio — o que torna possível traçar um planejamento e prever de que forma a incidência desses tributos refletirão nas finanças da empresa.
Por esse motivo, além de ajudar na resolução de crises internas, o consultor também auxiliará na sua prevenção; ele está sempre em análise sobre as perspectivas para o futuro.
Diminua a carga tributária sem burlar a lei
Como mencionamos anteriormente, o Brasil é um dos países de maior incidência de impostos no mundo — e, talvez, por esse motivo, também um dos com maior índice de sonegação.
Temos uma lista interminável de tributos a serem pagos, como PIS, COFINS, ICMS, IPI, IOF, ITBI, dentre outros.
E aí entra a importância do papel da consultoria tributária, em vez de procurar soluções milagrosas, o consultor vai realizar ações pontuais, capazes de diminuir sua carga tributária evitando impasses com o poder público, são elas:
- planejamento prévio;
- mapeamento de todos os tributos da empresa;
- revisão de todas as apurações tributárias;
- melhora dos lucros por meio da redução de custos e recuperação de créditos.
Uma equipe especializada está sempre acompanhando as mudanças na legislação e está treinada para encontrar maneiras legais de reduzir os gastos com impostos e evitar o pagamento de multas por erros no cumprimento das obrigações.
A complexidade do sistema de tributos exige o auxílio de uma consultoria tributária.
É um investimento que manterá de forma estratégica a sua empresa organizada e maximizará a aplicação do seu tempo e dinheiro.
Percebeu como o auxílio de profissionais especializados pode facilitar na gestão do seu negócio?
Curta nossa fanpage no Facebook e acompanhe nossas dicas sobre um bom gerenciamento tributário.