Quem atua na área tributária, principalmente em cargos mais elevados como gerência e supervisão, lida com a dificuldade constante de obter mão de obra especializada.
A equipe de suporte pode ser treinada para dominar o assunto e as rotinas que lhe são pertinentes, mas o profissional da área jurídica precisa de formação e experiência anteriores.
Encontrar um bom advogado tributarista, no entanto, vai deixar de ser uma tarefa complicada se você seguir as quatro recomendações a seguir!
1. Procure informações sobre o profissional em diversas fontes
Advogado
Obtenha com o próprio advogado informações a respeito de sua formação acadêmica.
Descubra em que faculdade cursou a graduação e se especializou em direito tributário, em que ano se formou, quais os cursos complementares que possui e quais livros ou artigos já escreveu.
Internet
Por meio da consulta a seus perfis em redes sociais e site será possível obter informações sobre sua carta de clientes e sobre a taxa de sucesso das ações nas quais já atuou.
Se ele possuir um blog, avalie a relevância do conteúdo que costuma publicar.
Clientes
Procure contato com empresas e pessoas para quem o profissional já prestou serviços para identificar o seu grau de satisfação.
Ordem dos Advogados do Brasil
Caso o profissional tenha tido alguma irregularidade na prestação dos serviços jurídicos, como desvio de conduta, por exemplo, essa informação poderá ser consultada no site da Ordem dos Advogados do Brasil — OAB — do estado em que ele atua.
Basta, para isso, possuir alguns dados: nome completo, número de ordem e área de atuação.
2. Entreviste os candidatos pessoalmente
Após selecionar os candidatos por meio das consultas que sugerimos, entreviste-os pessoalmente.
Ninguém melhor do que você para compreender o nível de profissionalismo e experiência do advogado.
Se a rotina atarefada não permitir o encontro, considere realizar a entrevista por meio de canais de comunicação em vídeo, como o Skype, cujo tráfego de informações acontece em tempo real, possibilitando o mesmo efeito da entrevista pessoal.
3. Aplique provas escritas, em caso de contratação direta
Se a intenção da sua empresa é realizar a contratação direta do profissional no lugar da prestação de serviços terceirizada, é recomendável testar os conhecimentos técnicos do advogado tributarista por meio da aplicação de testes.
O assunto é complexo e está em constante mutação, o que deve ser levado em consideração na hora de formular o questionário.
Da mesma forma que a entrevista, a prova também poderá ser aplicada via Skype ou questionários online.
4. Avalie o escritório ao qual está vinculado, se for usar de terceirização
Esse tipo de informação importa pois, quanto maior e mais reconhecido é o escritório ao qual o advogado tributarista está vinculado, mais garantia de qualidade da prestação do serviço você terá.
A primeira justificativa para a afirmação é a de que um escritório grande possui mais advogados em cada área de atuação, o que significa fácil substituição em situações pontuais e imprevistos que não prejudicarão o andamento dos procedimentos.
A segunda é que grandes escritórios prezam pela boa imagem e reconhecimento de mercado e jamais colocariam esses dois fatores em risco; presume-se, portanto, a qualidade profissional da equipe que o integra.
Além dos escritórios, que restringem a sua atuação apenas ao campo jurídico, existem no mercado empresas que oferecem prestação de serviços mais completas, com base na interdisciplinaridade da área: a integração dos serviços contábeis à atuação do advogado tributarista. Conheça as soluções apresentadas por essas empresas antes de tomar qualquer decisão.
Mantenha-se atualizado sobre os assuntos de seu interesse: para ter acesso a mais conteúdos sobre o tema, assine agora nossa newsletter!