Todos sabem da infinidade de normas vigentes no Brasil, sendo que um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) registrou em 2021 um total de 30.837 normas em vigor.
Contudo, desde a Constituição Federal de 1988, já foram editadas mais de 6,7 milhões de normas, uma média de 813 por dia útil.
Apenas na seara tributária foram editadas 443.236 normas, o que representa mais de 21 normas por hora, sendo que cada norma tem em média 3 mil palavras.
Como se não bastasse isso, em 33 anos de Constituição Federal houve 18 emendas constitucionais tributárias, além de inúmeros tributos criado como CPMF, COFINS, CIDES, CIP, CSLL, PIS IMPORTAÇÃO, COFINS IMPORTAÇÃO, ISS IMPORTAÇÃO. Em adição, foram majorados praticamente todos os tributos
Neste contexto, perguntamos ao empresário: É possível ficar atualizado sobre as normas tributárias? É possível atender as obrigações fiscais e operar de maneira correta?
A resposta é uma missão quase impossível já que as informações não estão dispostas em um único local e menos ainda são organizadas. Inclusive, há poucos portais que trazem as informações, o que se alia à falta de tempo não apenas dos gestores, mas dos próprios profissionais da área fiscal, contábil e tributária.
Para amenizar esta pulverização de dados há ferramentas e rotinas que permitem estar em dia com o que há de mais relevante em matéria tributária.
O primeiro passo para estar atualizado sobre as novidades tributárias é assinar a newsletter da VVF, que traz os principais acontecimentos tributários, mudanças legais, julgamentos e discussões, tudo de forma fiel à realidade e crítica para que possa te auxiliar a compreender o que está sendo falado e como isso lhe impacta.
O segundo passo, é contar com softwares fiscais que fazem atualizações automáticas de legislação, como parâmetros fiscais, alíquotas, substituições tributárias, informações em documentos fiscais entre outros.
De igual forma, há plataformas que condensam as legislações e permitem ao departamento especializado da empresa buscar os dados em um único local e ainda comparar eventuais mudanças legais. Inclusive, há ferramentas que informam alterações em matérias de interesse.
E o terceiro passo é contar com a VVF para que tenha uma consultoria de primeira qualidade ajudando a compreender os que as normas efetivamente dizem, como isso impacta o seu negócio, quais os custos, vantagens e desvantagens, e como se deve operacionalizá-la, tudo considerando as mais diversas obrigações legais que são impostas à sua empresa.
Com estes três passos é possível garantir que a suas operações estarão sempre atualizadas, alinhadas às mais recentes alterações legais e que tudo está sendo aplicado com segurança, com crítica acerca da legalidade ou não de cada obrigação e ainda alinhado a tudo aquilo que a sua empresa pratica para que você tenha dois objetivos atingidos: Eficiência Tributária, ou seja, pagar apenas o que se deve e ter a Segurança de que não está em dívida com o Fisco e será multado no futuro.
Conte com a VVF Consultores para a sua gestão fiscal!