Remediar costuma custar muito mais caro que prevenir.
Sua empresa possui uma política de auditoria fiscal?
Se você disse que não ou se perguntou “por quê?” é importante saber que, independentemente do porte ou segmento da sua empresa, a contratação deste serviço é imprescindível para evitar surpresas.
Muitas empresas ainda têm dificuldades de compreender os benefícios da auditoria fiscal preventiva, por entenderem que ela representa um custo imediato e não enxergarem seu potencial de gerar um importante retorno financeiro a médio e longo prazo.
Mas essa visão tem mudado e as empresas passaram a entender que este serviço traz mais segurança para as ações da empresa, evitando perdas financeiras, multas e penalizações.
A auditoria fiscal preventiva envolve uma análise minuciosa da aplicação de alíquotas, atualizações legislativas, eventuais passivos e possíveis contingências fiscais, formando um quadro tributário adequado e provisionado da forma menos onerosa possível a empresa, sempre dentro da legalidade.
Por meio dela, evitam-se notificações e autuações por erros no cumprimento de obrigações fiscais e tributárias e e não pagamento de impostos devidos, e determina-se como serão corrigidas as falhas.
Ela também ajuda a identificar se existe alguma vantagem fiscal legal que possa ser aproveitada pela empresa, gerando menor desembolso de caixa ou recuperação de crédito.
A auditoria fiscal é, em última análise, a diferença entre lucro e prejuízo.