A área fiscal é a responsável por gerenciar as questões tributárias que envolvem as operações de compra e venda de uma empresa.
Diferentemente do setor contábil, que reúne todas as informações com o objetivo de apresentar a situação financeira e patrimonial de uma organização.
No entanto, até chegar-se a esse ponto, é necessária uma integração entre esses dois setores.
Foi pensando nisso que resolvemos escrever este artigo, mostrando a importância dessa integração e sobre como fazer esse processo funcionar na sua empresa! Confira:
As funções da área fiscal
Qualquer empresa, independentemente do seu tamanho e da área de atuação, tem a obrigatoriedade de realizar a transmissão de informações aos órgãos de fiscalização.
Essa é uma das principais funções do departamento fiscal nas organizações.
São inúmeras as obrigações acessórias que uma empresa deve cumprir, e a falta de envio, falha, erros ou omissões nesses documentos, acarretará em multas e demais sanções para a empresa.
Além disso, esse setor é o responsável pelo registro das entradas de mercadorias e produtos, bem como a saída, em alguns casos, gerando e fornecendo informações para o principal desafio daqueles que trabalham nessa área: a apuração dos tributos incidentes sobre a venda ou prestação de serviços.
As funções do departamento contábil
No departamento contábil, são reunidas todas as informações da empresa. Os setores financeiro e pessoal, juntamente à área fiscal se unem para representar as demonstrações que traduzem a realidade patrimonial, financeira e fiscal — é claro — de uma empresa, em determinado período.
O objetivo principal do setor contábil é fornecer aos gestores informações precisas e exatas sobre a realidade da empresa.
Além disso, esse departamento também é o responsável por cumprir algumas obrigações acessórias perante o Governo, como o envio da Escrituração Contábil Digital (ECD).
A integração das duas áreas
Você pode perceber que o setor contábil transforma em informação patrimonial os dados fornecidos e apurados pela área fiscal.
Logo, ambos departamentos estão diretamente relacionados, e a integração entre eles é o que garante que a empresa tenha real controle sobre toda sua operação, evitando ainda que ocorram falhas no processo administrativo da organização.
Confira agora alguns benefícios que essa integração pode proporcionar ao seu negócio.
Maior controle sobre os processos
As empresas que mantém as áreas contábil e fiscal integradas, terão uma maior visibilidade de todos os processos que envolvem ambos departamentos, proporcionando maior controle das atividades desenvolvidas nos dois setores.
Ainda nesse contexto, os gestores poderão saber o que ocorre no setor rapidamente, contribuindo para a solução de problemas antecipadamente, sem prejuízo ao trâmite da empresa.
Atualização dos colaboradores envolvidos
Com a integração nas duas áreas é possível que os profissionais envolvidos estejam constantemente atualizados e sincronizados com as novas exigências de cada setor.
Ambos os setores sofrem atualizações frequentemente, com isso, é inevitável que sua equipe esteja constantemente atenta às novidades trazidas pela legislação.
Toda e qualquer alteração na forma de trabalho de um departamento influencia no outro. A integração torna essas atualizações mais simples de serem aplicadas.
Melhor controle e conferência de documentos
Trabalhando de forma integrada, existirá uma economia de tempo considerável no controle e na conferência de documentos, que são passados de um setor para o outro.
Sendo assim, você pode ganhar mais agilidade no cumprimento de prazos de obrigações acessórias, possibilitando detectar erros e corrigi-los com mais rapidez.
Finalmente, podemos notar que, quando ambas as áreas caminham juntas, todo o trabalho delas fica mais ágil e, principalmente, confiável.
Para implementar essa integração é necessário saber como encontram-se os seus departamentos atualmente e, se necessário, implantar os processos integrados paulatinamente.
Alguns funcionários podem não se acostumar facilmente com essa nova rotina de trabalho, em alguns casos, é necessário um tempo de adaptação até que todas as atividades estejam integradas.
É possível contratar uma empresa especializada na integração das áreas contábil e fiscal, se houver necessidade.
Agora que você já entende as funções da área fiscal, e sabe a importância da integração dela com o setor contábil, nos siga nas redes sociais — Facebook, Twitter e LinkedIn — e fique por dentro de mais informações e dicas importantes para o seu negócio.