Com o final de ano chegando, as empresas voltam toda a sua atenção para o balanço financeiro e a apuração e pagamento dos encargos anuais de IRPJ e CSLL, que ocorrem em janeiro. Porém, também se aproxima o prazo para tomar uma decisão importante e com grande impacto no planejamento financeiro e tributário da organização: é o momento de definir qual regime de tributação será adotado no próximo ano. Apesar de sua importância, no entanto, a escolha do regime tributário nem sempre recebe a devida atenção dos empreendedores, e isso pode significar perda de lucratividade com sério prejuízo financeiro.
Na verdade, muitos empresários desconhecem que o enquadramento tributário pode ser definido anualmente, ou seja, que é possível mudar de um para outro. Toda empresa tem a liberdade de escolher o regime mais proveitoso para a sua realidade momentânea e que implique na menor carga possível de taxas, impostos e obrigações acessórias. Se, por alguma razão, a dinâmica da empresa muda, o regime tributário pode ser modificado para que a lucratividade não seja comprometida. Contudo, não é possível mudar de enquadramento tributário a qualquer momento. A escolha só pode ser feita uma única vez ao ano, e é exatamente nesta época em que estamos!
Para escolher qual o melhor regime tributário para 2020, será preciso levar em conta diversos fatores, tais como: porte do negócio, área de atuação, estudo de mercado, planejamento de rendimentos, custos para atender as burocracias exigidas em cada regime, entre muitos outros. O pontapé inicial é revisar o desempenho da empresa durante o ano de 2019 e analisar quanto se faturou, quanto foi seu custo, os tipos de despesas e a margem de lucro.
Cada um dos principais enquadramentos tributários existentes atualmente – Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real – tem um nível de complexidade diferente, assim como as obrigações exigidas pelos fiscos federal, estadual e municipal. Conhecer a fundo a diferença entre os regimes é imprescindível na hora de optar. Por isso, é tão importante buscar auxílio especializado para realizar este processo que demanda conhecimento técnico e experiência.
Contar com o respaldo de uma consultoria tributária traz a segurança de tomar a decisão mais assertiva para o seu negócio e a garantia de fazer os recolhimentos fiscais de forma correta, evitando problemas com a Receita. Para que você tenha a certeza de que está escolhendo o regime mais vantajoso para a sua empresa, o mais recomendado é buscar auxílio com quem entende do assunto.
A VVF Consultores Tributários é especialista em fazer as análises estratégicas, simulações e o planejamento tributário necessário para indicar a você o regime com a menor carga de tributos e as maiores chances de resultado financeiro. A hora é agora. Fale com a gente.